Buscar
  • Shnat2019

Eaiiiii leitores do blog!!!!

Whey que onda? (Em espanhol é uma gíria!)

Enfim começamos as classes do Machon, conhecendo pessoas de todos os países, trocando vivências e experiências. Nossas classes estão muito boas e estamos tirando o máximo proveito dos conteúdos para trazermos para vocês. Tivemos uma semana marcante com a viagem Masa Israel Haiom, conhecendo Israel hoje em dia, por meio de política, periferia, empreendedorismo e conflito.

No primeiro dia, vivenciamos o sistema político israeli e entendemos como foram os diferentes governos desde 1948 e tivemos a oportunidade de estar aqui durante o período de eleições, que mostrou a peculiaridade dessa política. Em seguida, fomos a periferia do país, que consiste em: beduínos, imigrantes e populações de risco. No terceiro dia de empreendedorismo, fomos ao Museu do Taglit conhecer as inovações e por último, o dia de conflito, onde pudemos conversar com os dois lados da história, um judeu e um palestino.

Nosso próximo evento foi Iom HaShoá, em 1º de Maio. Fomos para a rua, para podermos ouvir a sirene e sentir as emoções que aqui passam. Nós tomamos parte em um Seder de Iom HaShoa, no qual lideramos diversas atividades relacionadas ao mesmo. Sentimos a importância de passar este tema para outros madrichim também, diferenciando de apenas um tekes (cerimônia, em hebraico) e finalizando este dia.

Entre o shabat de Iom HaShoá e Iom Hazikaron, ocorreu um seminário de toda a juventude Massorti, no kibutz Hanaton, no qual conhecemos jovens dos Estados Unidos, Uganda, Inglaterra e Canadá. Passamos momentos de peulót, integração e tefilót, podendo assim entender como funcionam suas comunidades.

Finalizando estes momentos do Shnat, ainda estivemos em Iom Hazikaron e Iom Haatzmaut, dois dias extremamente fortes em Israel. No primeiro, fomos a um ato organizado pelo Masá, extremamente emotivo, com histórias de soldados mortos em combate e pessoas que caíram em atos terroristas. Ainda estivemos no Monte Herzl, com diversas famílias de soldados, ouvimos mais uma vez a sirene e ainda cantamos o Hatikvá, hino de Israel. Ao chegar a noite, tudo mudou, pois a clima de Iom Haatsmaut encheu as ruas e pudemos apreciar um incrível show do Hatikva 6, na Praça de Independência.

E agora, continuamos aqui, com mais aulas, estudando e nos preparando para a Masa LePolin, nossa viagem a Polônia.

Beijos da Querida Kvutzá Shnat 2019

22 visualizações

 NOAM SÃO PAULO 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Spotify
  • YouTube Social  Icon

SIGA-NOS